domingo, 2 de dezembro de 2012

Um passarinho me contou

Este ano eu aprendi a falar com os pássaros
eles me contaram que além do que se vê
estão ao longe terras douradas, cobertas por sonhos e medos,
incontáveis segredos de todos os tipos de corações
Pés de meia junto de todas nossas canetas, palhetas, paixões e lembranças
perdidas ou escondidas.

Lá não é afetado por nada
não há justiça porque não há forma de pratica-la, uma vez que ninguém precisa dela.
Eles disseram que há oportunidade de tudo, recomeçar a cada dia e cantar, cantar muito alto e cada vez mais alegre e próximo...
Mas eles ainda não se deram conta de que não podem narrar o que está por detrás destes arco-íris. Eles não se deram conta de que o canto deles é cada vez menos valorizado....
Pediu que eu nunca contasse a mais ninguém sobre lá, porque lá há mais do que os homens podem ver sem destruir.

Eles observam muito mais do que achamos que fazem.
Eles dizem que não entendem como existem homens que não conseguem ter felicidade se são livres, como se prendem à regras e ao chão, mesmo tendo brincado de Deus quando fizeram pássaros de metal para cortarem os céus como eles.

São curiosos por natureza, e me disseram que não entendem como o homem perde a paciência de colher as coisas ao seu tempo, e preferem colher ao próprio tempo, tacando venenos e fertilizantes para acelerar a extração que a natureza faria e sujeitaria de bom grado com um pouco mais de tempo.

-Nós somos livres, ganhamos os céus e vimos tudo de cima, podemos dar nome às coisas da forma que queremos, na forma que entendemos e podemos dizer que é mais feliz, porque uma só árvore abriga vários pássaros de várias espécies e até mesmo predadores, mas como predadores que somos para com os frutos e insetos, entendemos sem chorar como a natureza provém a nós e aos outros.
Quando não esbarramos nestas coisas transparentes, estamos sempre de lá pra cá, de cá pra lá e de pra lá cá, e de tanto viajar, chegamos lá, onde você quer estar,vocês querem  sempre estar lá, sem se dar conta de que é ai que devem ficar, e aqui é melhor que lá.

Os humanos se tornariam mais interessantes se soubessem admirar nosso canto sem que precisassem encarceirar nossos corpos, nós não faríamos isso com seus filhotes. Mas quem somos nós, meros bem-te-vis para dizer isto, afinal, vocês mesmos se auto-encarceram.
Os humanos seriam mais interessantes se não passassem da fase de filhotes.
Nós não precisamos de tecnologia, não precisamos extrair mais do que a própria natureza nos oferece sem estudo ou engenharia complexa.
Mas confesso que invejo os humanos, além de copiar tudo que não são naturalmente capazes de fazer, deram agora para falar com pássaros..
Queria eu poder ter mais que meu canto e asas, queria eu falar a língua de outra espécie, já que se eu pudesse identificar, nunca mais estaria sozinho novamente.
Nunca aprenda a desamar, os humanos estão se auto-sentenciando a isso, ensine seus filhotes também como amar e ser amado e a se comunicar conosco, porque assim eles nunca mais estarão só, caso alguém te encarcere ou caso sua espécie não sobreviva à própria vaidade.

Preciso ir agora antes que alguém ouça meu canto e me prenda, caso não saiba, cuidado, segundo suas regras, é proibido cantar próximo a um humano, te guardam numa cela pequena e cortam tuas asas...



Nenhum comentário:

Postar um comentário